Moody's concede grau de investimento ao Brasil
 

Valor

     22/09/2009 16:47

Compartilhar|

 

SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Moody's acaba de anunciar a elevação da nota de crédito do governo brasileiro para a categoria de grau de investimento. O rating foi elevado de Ba1 para Baa3, o primeiro dentro deste grupo de baixa risco pela escala da agência. A perspectiva para a nota é positiva.

A empresa agora se soma à Standard & Poor's e à Fitch Ratings, que haviam elevado a nota brasileira para investment grade no primeiro semestre de 2008.

As respostas dadas pela economia brasileira e pelo governo em relação à recente crise financeira ajudaram o Brasil a obter a nova classificação. "A elevação reflete o reconhecimento pela Moody's de que a capacidade de absorção de choques, incluindo a capacidade de resposta das autoridades, aponta para uma melhora significativa do perfil de crédito soberano do Brasil," afirmou Mauro Leos, diretor regional da área de crédito para a América Latina da agência.

O analista disse que o Brasil é um "vencedor", se comparado a outros que são classificados pela Moody's. Entre os pontos positivos, Leos destaca a flexibilidade econômica e financeira, o enfraquecimento mínimo das reservas internacionais durante a turbulência, a ausência de estresse financeiro no sistema bancário e a apenas "moderada deterioração dos indicadores de dívida do governo".

Ainda que projete um cenário de crescimento do PIB e de taxa de juros baixas nos próximos anos, a Moody's alerta que essas condições podem não ser suficientes para garantir uma melhora nos índices de endividamento caso não haja "um compromisso claro de política de metas fiscais, as quais devem incorporar superávits primários consistentes com uma tendência de baixa nos indicadores de dívida do governo".

"A capacidade das autoridades de implementar iniciativas que reiniciem tendências positivas nas contas fiscais será de extrema importância para assegurar uma melhora continua no rating soberano do Brasil, dentro do grupo dos Baa", alertou Leos.

(Valor)

 
 
Autor
 
Valor